Como consultar uma empresa no Reclame Aqui
Será que a marca que você procura tem muitos problemas? Saiba como fazer uma consulta de uma empresa no Reclame Aqui
Servindo como uma maneira de apontar decisões questionáveis de empresas perante o consumidor, o Reclame Aqui permite que qualquer
usuário faça consultas em seu site. Dessa forma, é possível pesquisar antes de adquirir um produto ou serviço em alguma companhia.
Saiba mais no passo a passo a seguir.
O guia logo abaixo funciona tanto para usuários de PC quanto dispositivos móveis.
1. Acesse a página
Em seu navegador de internet, visite o site oficial do Reclame Aqui para começar a consultar sobre qualquer empresa
2. Use a barra de busca
No site há uma barra para pesquisas que fica bem no centro. Digite o nome de uma empresa, produto ou serviço e confirme
3. Pesquise mais sobre a companhia
Uma página da empresa deve ser aberta no Reclame Aqui. A partir de agora, o usuário pode ver mais detalhes sobre as reclamações e como elas foram respondidas.
Entendendo a consulta no Reclame Aqui
Assim que você abrir a página da empresa para conferir a reputação, é possível juntar mais informações, desde a possibilidade de
contato direto a artigos relacionados. Separei os dados mais importantes que valem aquele olhar mais atento antes de uma decisão
de compra.
- Sobre: um resumo da empresa e sua história;
- Reputação: com uma nota que vai até 10, isso é definido pela quantidade de reclamações respondidas e solucionadas, além da avaliação de usuários;
- Reclamações: elas estão divididas em “Últimas”, “Não respondidas”, “Respondidas” e “Avaliadas”;
- Principais problemas: O usuário pode verificar quais são os problemas mais comuns relacionados à empresa ao fazer uma consulta no Reclame Aqui. Tudo é apresentado em porcentagem;
- Filtros: se quiser fazer uma busca mais minuciosa, você pode usar a barra da direita para filtrar problemas e reclamações;
- Evolução: a partir de um gráfico simples, a pessoa pode ver qual é o tipo de evolução apresentado pela companhia nos últimos 12 meses;
- Desempenho: nessa parte há porcentagens sobre os problemas resolvidos e sobre as reclamações respondidas nos últimos seis meses. Quanto mais alto, melhor;
- FAQ: algumas empresas têm uma seção de perguntas mais frequentes. Sempre é interessante verificar isso para tentar achar alguma solução para o seu problema;
- Reclamar: Por último, esta parte permite que o usuário faça uma reclamação no Reclame Aqui sobre a companhia. É necessário fazer um cadastro na página para efetuar tal ação.
Voltar